Web TV - Wirecast

 

 

TUTORIAL     DE     INSTALAÇÃO,     CONFIGURAÇÃO      E TRANSMISSÃO COM WIRECAST 6

OBS: Este tutorial tem como intuito auxiliar os clientes da SiteHosting, a fazerem a instalação e configuração de seus serviços de Streaming de Vídeo Ao Vivo utilizando o software Wirecast 6.

1ª PARTE - INSTALAÇÃO

  1. – O software se encontra disponível no site do desenvolvedor para sistemas operacionais 32 e 64 bits. Recomendamos que utilize um sistema de 64 bits para melhor desempenho e qualidade de sua transmissão. Após baixar o software WireCast 6, execute o com dois cliques em cima do arquivo. Aparecerá a seguinte tela: Clique em “Next”



Nesta tela contém algumas informações sobre os direitos do desenvolvedor.

 



  1. – 
    Na segunda tela aparecerá uma caixa com as informações de licença de uso do software, abaixo contém duas opções de marcar. Marque a opção “I Agree” e em seguida clique em “Next” novamente.

 

 

 

 

 

 

  1. – Nesta tela estará selecionando a pasta em que deseja que o software seja instalado, por padrão ele já vem selecionado o destino a instalar. Se não desejar alterar clique em “Next” para continuar.

 



Para alterar o destino da pasta a
ser instalado clique em “browser” e selecione a pasta que deseja e clique em “Ok”. Se desejar verificar espaços na partição ou HD a ser instalado clique em “Disk Cost” Após verificar clique em “Ok”

Selecione “Everyone” se
desejar que sua instalação será para todos os usuários do seu sistema. E “Just me” para se for somente seu usuário.

 

Clique em “Next” para continuar.

 

  1. – Aparecerá uma tela em que confirma que deseja fazer a instalação. Clique em “Next” para poder continuar.

 

  1. – Nesta quinta tela aparecerá uma opção de marcar no qual permite que crie uma saída virtual de microfone. Se desejar marque a opção, caso contrário apenas clique em “Next”:

 

  1. – Aparecerá uma tela carregando, que pode levar alguns segundos. Aguarde até completar.

 

  1. – Após instalar, automaticamente será redirecionado para esta última tela de instalação. Apenas clique em “Close” e sua instalação terminará com sucesso.

 

 

 

2ª PARTE – CONFIGURAÇÃO

  1. – Agora estaremos configurando a transmissão. Execute o Wirecast 6, clicando no ícone em sua área de trabalho ou através do menu iniciar de seu sistema. Carregará a seguinte tela:



Menu

Botões de comandos

Área de pré-visualização, no qual permite que visualize um vídeo antes de ser enviado para a saída de transmissão

Saída da transmissão, exibição final do vídeo em que está será ou esta sendo transmitido.

Timeline, é a área que contém as faixas onde se pode adicionar câmeras, webcams, vídeos gravados, músicas e imagens em seu computador

 

  1. – No menu, clique em “Transmissão” e em seguida em “Ajuste de transmissão” ou se preferir aperte “Ctrl+Y”

 



  1. – 
    Após clicar em ajustes por padrão abre a seguinte tela aparecerá, já selecionado “Servidor RTMP” caso não esteja selecione e clique em “Ok”

 

  1. – Na próxima tela estaremos inserindo os dados que foi encaminhado pelo e-mail de ativação do serviço. Em “Endereço” insira a informação de “FMS URL” que é o endereço RTMP de sua aplicação, e em “Transmissão” insira a informação de “Stream” que o nome de sua aplicação

 

FMS URL:   rtmp://streaming41.sitehosting.com.br:1935/suaaplicacao 
STREAM: suaaplicacao Usuário: nomeusuario Senha: suasenha 

 

  1. – Em seguida clique em “Definir Credenciais”. Preencha os dados com seu usuário e senha da sua aplicação e clique em “Ok”

  1. – Ainda na tela de Servidor RTMP, em “Codificação” clique na setinha para baixo e em “Exibir detalhes” como a imagem abaixo.

 

  1. – Nestes ajustes estaremos inserindo as informações de codecs, resolução e bit rate que iremos transmitir. Selecione em “Pré-ajuste do codificador” a opção “H.264” pode ser qualquer uma da lista.

 

 

Em “Codificador” selecione “MainConcept H.264”.

Em largura e Altura, são as resoluções do vídeo podem variar de acordo com a qualidade do vídeo. É recomendável utilizar a mesma resolução que estará no player do painel de controle.

Em “Quadros por segundo” selecione “15”

As “Taxa de bits média” e “Taxa de bits de destino” são configuradas conforme o bit rate contratado em seu serviço. Ex: se seu plano é de bit rate de 384 KBPS, este valor deve ser dividido entre os dois, podendo ser: 320kbps + 64kbps = 384kbps.

Na opção “Canais” selecione “Stereo” e em “Taxa de amostragem” selecione “44.100” .

 

  1. – Feito as configurações referida acima clique em “Salvar como ...”. Insira um nome e clique em “Ok”

Depois clique em “Fechar”.

 

  1. – Retornando a tela de Servidor RTMP, em “codificação” clique na setinha para baixo e selecione a configuração em que acabou de criar.

Depois clique em “Ok”.

 

 

3ª PARTE – TRANSMISSÃO

 

  1. – Para que possamos criar nossa primeira transmissão. Vamos retornar a área inicial do Wirecast 6

 

  1. – Precisamos adicionar uma câmera ou vídeo na timeline. Para isso passe o mouse em cima do no sinal de “+” e clique no ícone de câmera, em seguida em cima da câmera que deseja selecionar.

 

  1. – Após estar com as câmeras ou vídeo na timeline:



Clique em cima do vídeo para que seja exibido na pré-visualização, Clique no botão para que seja enviado para a transmissão.
Clique em transmissão para começar a transmitir, a luz vermelha ficará acesa durante toda a transmissão.

Pronto, fim do tutorial. Agora já está transmitindo.

 

Informações extras:

Na timeline ao dar clique duplo com o esquerdo do mouse, ou clicar com o direito e selecionar “Editar tomada” no vídeo, é aberto uma tela de tratamento de vídeo, no qual é possível fazer alguns tratamentos, como usar Chroma-Key, inserir textos e filtros.

 

Para mais informações do software e desenvolvedores:

  • 0 utilizatori au considerat informaţia utilă
Răspunsul a fost util?

Articole similare

Configuração de programa Simplecast

PROGRAMA SIMPLECAST   Com esse tutorial, ensinaremos como configurar o programa que será...